terça-feira, 13 de janeiro de 2009

os gatos e a alergias!!!

há muitos mitos e muitas dúvidas sobre a relação dos gatos domésticos e a saúde humana.
as alergias são reações contrárias do organismo humano a determiandas substancias. segundo estudos não é o pelo, nem dos gatos, nem dos cães, nem de coelhos e nem de cobertores de lã que causam reações alérgicas como espirros, coceiras, irritações, etc. e sim substancias e microorganismos presentes nesses ambientes. no caso da lã, da poeira, de tecidos e também de pelos de animais, o ácaro é o microorganismo que mais causa reações alérgicas em crianças e adultos.
quanto aos gatos, há uma substancia presente em sua saliva que pode causar alergias, o Fel - D1.
essa substancia fica no pelo devido a higiene dos felinos, que se lambem constantemente, e fica no ambiente quando os pelos caem, na escovação, quando os gatos se sacodem ou se coçam, ou mesmo quando pegamos os bichanos no colo.
estudos de alergologistas sugerem também que pessoas e crianças expostas a animais domésticos criam uma certa resistência a alergias desse tipo, gerando anticorpos e reações que defendem o organismo dos agentes alérgicos.

para evitar qualquer problema com a saúde de crianças e adultos, devemos ter sempre uma higiene impecável no trato com os animais. remoção da poeira e pelos com aspirador de pó (quem tem gatos sabe q não se pode viver sem esse eletrodoméstico!!!), limpeza constante da liteira e substituição da areia higiênica semanalmente, troca frequente de roupa de cama, capas de almofadas e tecidos onde os bichanos gostem de se aninhar, escovação de tapetes, sofás, cortinas e principalmente: escovação periódica dos gatos, pois isso evita que uma maior quantidade de pelos fique no ambiente!!

meu marido é alérgico, e no inicio do nosso relacionamento ele sofreu um tanto, pois sempre tive gatos e gatos sempre estiveram por perto de mim. com o tempo e com o contato, as reações alérgicas diminuíram bastante. quando raramente tem uma crise, temos sempre medicamentos antialérgicos em casa, para minimizar as reações.

é importante consultar um alergologista antes de se desfazer do seu gato. tenha certeza q a alergia é mesmo causada pelo bichano, para poder tomar medidas de precaução. há pessoas q são alérgicas à terra, ao pólen, e às folhas de árvores. outra dica é criar uma zona de segurança - ambientes mais frequentados pelo bichano serão menos frequantados pela pesoa alérgica, e vice-versa.
com cuidado e carinho essas situações são fáceis de serem resolvidas!!


VOCÊ SABIA?
a quantidade de substâncias alergênicas varia de animal para animal, embora alguns estudos mostrem que gatos pretos e machos não castrados causem mais problemas a pessoas alérgicas!!

fonte:
BECKER, Marty. Gatos: 101 perguntas instigantes - curiosidades, informações veterinárias, mitos e verdades. São Paulo, Butterfly Editora, 2008.

2 comentários:

  1. esse texto foi produzido devido a duvidas de uma amiga, yomara.
    aceitamos outros temas e sugestões!!

    abraços Eve

    ResponderExcluir
  2. êee, guria!
    parabéns pelo blog!
    :D
    adorei o tema, claro!

    e o teu post sobre alergia é bem esclarecedor. muita gente acaba escolhendo não ter bichos em casa por causa das besteeiraas que falam por aí. ;)

    beijão!

    ResponderExcluir